DEIXOU DE VISITAR SUA MÃE IDOSA POR MUITO TEMPO E, QUANDO ELA FALECEU, SURGIU UM TESTAMENTO DEIXANDO OS BENS PARA OUTREM! E AGORA? A ENGANARAM?

Há pessoas que chegam bem aos 80 anos e, outras, que encaram a velhice como um processo triste, doloroso e solitário. “A solidão é fera, a solidão devora”, já cantava Alceu Valença. Do meu lado, nutro minha mãe com muito carinho a atenção e, as marcas das doenças que ela enfrentou, obrigaram-me a contratar Cuidadoras competentes que, sobretudo, a respeitam. Mas não deixo de marcar minha presença para, sobretudo, evitar que ela se sinta só e abandonada.

Mas existe outro mundo, no qual o filho contrata esses profissionais e deixam seu idoso mercê da solidão. Daí, surge um vínculo afetivo entre o contratado e o paciente e, se for uma pessoa do bem, ótimo. Mas, se não for, surge a possibilidade do golpe: ganha-se a confiança e lavra-se um testamento particular direcionando parte do acervo hereditário. E a família (omissa) de nada sabia.

Havendo herdeiros necessários (descendente, ascendente, cônjuge ou companheiro), o autor da herança pode testar 50% dos seus bens a terceiros e, se ninguém existir nessa classe, faculta-se a disposição de todo o patrimônio, deixando de fora os colaterais (irmão, tio e sobrinho).

Restará ao herdeiro do falecido buscar a anulação do testamento alegando, por exemplo, que o idoso foi coagido ou não tinha discernimento para o ato (vício de vontade).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 respostas

  1. boa noite à minha mae fez me um testamento da parte dela 75 por cento e um dos meus irmaos ameacou e aularam o meu testamento que à minha mae me fez queria saber se ele e aminha mae podem anular o meu testamento que ela tinha medo dele e tratava à mal agredecia à vossa resposta obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais postagens

ANULAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO

REVOGAÇÃO DA PROCURAÇÃO

Alguém duvida que o mundo está cheio de “Bruacas” e “Tenórios”? Na ficção, ela outorgou procuração para ele gerir todos os seus bens e direitos,

Leia mais »